domingo, 21 de maio de 2017

Teoria Hipodérmica e/ou Bala Mágica




Então amigos, no texto abaixo irei falar de uma das Teorias da Comunicação.
As Teorias da Comunicação são estudos acadêmicos que pesquisam os efeitos, origens e funcionamento do fenômeno da Comunicação Social em seus aspectos tecnológicos, sociais, econômicos, políticos e cognitivos. Englobam psicologia, filosofia e sociologia, dependendo do tipo de abordagem e dos objetivos da pesquisa.


TEORIA HIPODÉRMICA ou BALA MÁGICA


A teoria hipodérmica ou teoria da agulha hipodérmica, também chamada e conhecida por teoria da bala mágica, é um modelo da teoria da comunicação que compara uma mensagem a uma injeção de uma "seringa hipodérmica". É como se a mídia injetasse o que eles querem em nossas veias e cérebros, fazendo com que acreditemos e façamos o que eles nos transmitem.








As origens e conceitos desta teoria foram feitos pela Escola Norte-Americana, mais ou menos em 1930, e tinham como principal objetivo buscar uma forma de entender como os meios de comunicação atuavam na mente da população, para aí sim realmente conseguir influenciar o povo de forma correta.




Conforme informei lá no tópico do texto, a teoria hipodérmica também é chamada de teoria da bala mágica, porque os teóricos acreditam que qualquer mensagem transmitida terá uma resposta, sem encontrar nenhuma resistência ou uma espécie de barreira, digamos assim, do receptor. É como se fosse uma arma disparada e perfurando nossa pele sem dificuldade nenhuma.






Porém, a Teoria Hipodérmica é limitada, por ser extremamente simples, considerando a massa de indivíduos receptores completamente homogênea. Nela, todos os indivíduos são pensados como equivalentes e recebem as mensagens da mesma forma.

Não podemos esquecer que a Teoria surgiu no período de guerras, e durante a Segunda

Guerra Mundial vários cientistas foram contratados para estudar a melhor forma de uso, pois os meios de comunicação de massa tiveram papel muito importante, senão o mais no momento de dominar o pensamento da população, temos como exemplo o rádio, usado por Hitler para falar para os indivíduos.










A Comunicação de Massa está em constante mudança. A Teoria Hipodérmica foi o primeiro passo para que se iniciasse o desenvolvimento dos estudos comunicacionais de massa e o primeiro modelo das Teorias da Comunicação que, com o passar do tempo e após muitos estudos de comunicação, foram surgindo outras diversas teorias que não serão citadas por
mim.






Nenhum comentário:

Postar um comentário